Conheça o CNPTC


O Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) é uma entidade de âmbito nacional, sem fins lucrativos, integrada por Presidentes dos Tribunais de Contas.

logomarca conselho nacional de presidentes dos tribunais de contas

 

 

Conceito e descrição da logomarca

A logomarca do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) busca representar, por meio de uma imagem forte, de fácil memorização e com linhas geométricas precisas, não rebuscadas e modernas, os ideais e valores da instituição, como união, integração e colegiado, retratando que o todo é formado pela união das partes.

Tem como característica principal a representação gráfica do território brasileiro, a fim de destacar aspectos como a brasilidade e a capilaridade dos Tribunais de Contas, presentes em todas as unidades da Federação, por meio de suas diferentes conformações.

Como reforço dessa construção iconográfica, o padrão cromático utilizado prioriza as cores nacionais (verde, amarelo, azul e branco, sobre fundo branco), simbolizando elementos diferenciados e igualmente importantes, assim como são as unidades dos Tribunais de Contas em sua diversidade.

A intercessão entre os elementos é efetivada por meio de fios em curva, também nas cores nacionais, que margeiam e adentram o mapa, a fim de representar o que há de comum entre todos os partícipes: o Colégio Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas.

Quanto à sigla e ao nome propriamente dito da instituição, estes recebem destaque no símbolo e colocam-se ao lado dos elementos, sem prejuízo quanto à sua legibilidade, a fim de permitir haver uma leitura conceitual da função do colégio, em sua condição de facilitador para o alcance dos objetivos definidos pelos Tribunais de Contas, como instituição maior.

A tipografia utilizada, sem serifa e tradicional, em tons de azul (sigla) e cinza (nome completo), transmite, a um só tempo, harmonia, solidez, eficiência, modernidade e equilíbrio.

A união das letras facilita ainda mais a leitura, tanto da sigla quanto dos caracteres definidores do nome da instituição, como um elemento consistente e permanente, destacando-se, com mais peso, a expressão “CNPTC”, em alusão direta à abreviação pela qual o colegiado passa a ser conhecido não só no âmbito interno das Cortes de Contas, mas, principalmente, junto à sociedade brasileira, destinatária final dos resultados obtidos por meio da atuação dos Tribunais de Contas.

Skip to content