ATRICON e IRB definem estratégias de atuação na OLACEFs e OCDE

No dia 04 de fevereiro, os Conselheiros João Antonio, do TCM-SP, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, do TCE-SC e Sebastião Helvécio, do TCE-MG e Vice Presidente de Relações Institucionais do IRB, se reuniram virtualmente para alinhamento de ações da Atricon e do IRB relacionadas a dois projetos que o Conselheiro João Antonio está coordenando no biênio 2020-2021: “Maior protagonismo da Atricon na Olacefs” e “Maior protagonismo da Atricon na OCDE”.

Conforme apresentado pelos Conselheiros, ambas iniciativas visam aproveitar ao máximo o espaço que o Sistema Tribunais de Contas já conquistou dentro dessas Instituições internacionais, aprofundando a troca de experiências com instituições dos países membros e divulgando as boas práticas dos Tribunais de Contas Brasileiro.

Em sua fala, o Conselheiro Sebastião Helvécio resgatou o histórico da aproximação institucional com a Olacefs e destacou que muitos técnicos dos Tribunais de Contas brasileiros já participam, inclusive como conferencistas, de eventos da Organização.

Ainda, falou sobre a criação de uma instância que reúna Tribunais de Contas regionais do continente americano – AMERAI, à semelhança da EURORAI (European Organisation of Regional Audit Institutions). Sobre o projeto relacionado à OCDE, o Conselheiro Helvécio explicou o serviço de consultoria que esta organização presta a Instituições brasileiras, como foi o caso do Projeto Integrar. Destacou que neste momento está em curso um trabalho que o IRB está acompanhando sobre centros de governo.

A Coordenadora Geral do IRB, Crislayne Cavalcante, também apresentou a programação do IRB de realizar eventos convidando membros da Olacefs e o primeiro tema seria sobre Parcerias Público Privadas (PPPs).

Além disso, há previsão de abrir espaços para estes países no próximo Congresso Internacional dos Tribunais de Contas. Comentou, também, sobre a possibilidade de criação do “Fórum Internacional de Auditoria”, com a mesma dinâmica dos Fóruns Nacionais de Auditoria.

Texto: IRB

Skip to content