CNPTC participa da divulgação dos resultados do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)

Os resultados do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que tem o apoio do CNPTC, foram divulgados hoje (8/12) durante evento virtual realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Na videoconferência foi lançado também um módulo do roteiro de atuação do “É Prevenção” um guia personalizado para atender as necessidades apresentadas pela instituição durante o diagnóstico.

Os resultados mostram que as discussões e ações para melhorar o ambiente de integridade das organizações públicas do Brasil ainda são incipientes. Apenas 2% adotam boas práticas de prevenção e combate à corrupção compatível com o perfil e poder financeiro da instituição e mais de 6.500 organizações públicas do país apresentaram um nível de suscetibilidade à corrupção muito alto.

O presidente do CNPTC e TCMGO, Joaquim de Castro, ressaltou a importância da união dos órgãos de fiscalização e controle e os governos para combater a corrupção. “É bem claro que a corrupção é nosso pernicioso inimigo comum, um mal pandêmico”.

Ele também acredita que conquistas já foram impulsionadas pelo PNPC. “Em breve, muitas outras teremos, a continuarmos com esse espírito e com essa prática da cooperação e da colaboração entre as instituições, na tarefa e na nobre missão de zelar pela correta aplicação do dinheiro público”.

Participaram da cerimônia de abertura o Ministro do TCU, Vital do Rêgo, o Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, o secretário de Controle Externo do TCE-PB, Márcio Fernando Sueth, a representante do Ministério da Justiça, Priscila Santos Campêlo, a Relações Jurídico-institucionais da da Atricon, conselheira substituta Heloísa Helena Godinho (TCE-GO) e demais autoridades.

O PNPC é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate a Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) executada pelas redes de Controle de Gestão Pública dos 26 estados e do DF, com a coordenação do TCU e da CGU, com apoio da Atricon, Abracom, CNPTC, Conaci e CNM.

Skip to content