CNPTC participa do lançamento do curso “Auditoria no Setor Público (NBASP e NBC TASP)”

O presidente do CNPTC, conselheiro Joaquim de Castro (TCMGO), participou da cerimônia de abertura que aconteceu às 16 horas deste dia 25.

“É uma satisfação imensa participar desse evento, principalmente quando se trata de padronização na contabilidade do setor púbico. Isso faz com que os nossos auditores possam ter, através do IRB, constante capacitação”, enfatizou o presidente do TCM de Goiás.

Joaquim de Castro disse ainda que o curso será muito enriquecedor. “Essa iniciativa é uma contribuição para a melhoria, não só na qualidade dos nossos trabalhos, mas principalmente para a melhoria da gestão pública, melhorando a gestão pública, melhora a vida dos cidadãos”.

Dentre as entidades que compuseram a mesa virtual no lançamento do curso, Valdir Coscodai, presidente do Ibracon; Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC; e o conselheiro Inaldo da Paixão, vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB.

Também prestigiaram o lançamento, o ministro-substituto, Marcos Bemquerer Costa (Audicon); o conselheiro Cesar Miola (Atricon); o procurador de Contas, José Américo da Costa Júnior (AMPCON); a auditora federal, Gildenora Batista Dantas Milhomem (STN), e o auditor Ismar Viana (ANTC)

O procurador do MPC/TCMGO e presidente da AMPCON, José Américo, falou da satisfação de participar do evento de tamanha grandeza “Esse curso vem atender uma demanda de padronização de procedimentos no âmbito do Controle Externo. E tenho certeza que será muito exitoso”.

A palestra inaugural, “Visão do Banco Mundial sobre Auditoria Financeira” foi conduzida por Leonardo Silveira do Nascimento, especialista sênior em Gestão Financeira do Banco Mundial e membro do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (GA/NBC T SP) junto ao CFC.

O Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) promovem o curso visando contribuir para o desenvolvimento profissional dos auditores de controle externo quanto às Normas de Auditoria Aplicadas ao Setor Público.

O curso é voltado aos auditores indicados pelos Tribunais de Contas, sendo parte do compromisso das entidades com o interesse público, considerando que o aperfeiçoamento da auditoria é um passo significativo para a melhoria da gestão orçamentária, transparência e lisura da administração estatal.

A capacitação será desenvolvida em 5 módulos de abril a setembro sendo o último desses módulos o seminário de encerramento. Devido à pandemia, será virtual e sem custo financeiro aos participantes.

Serviço:
Curso “Auditoria no Setor Público (NBASP e NBC TASP)”
07 e 08/04: Módulo I – Contextualização
05 e 06/05: Módulo II – Planejamento do trabalho
10 e 11/06: Módulo III – Execução do trabalho – Parte 1
30/06 e 01/07: Módulo III – Execução do trabalho – Parte 2
25 e 26/08: Módulo IV – Relatório do trabalho
01/09: Simpósio de encerramento

Skip to content