CNPTC participará do III Fórum Nacional do Controle em Brasília

Evento organizado pelo TCU acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro

Entre os dias 28 e 29 de novembro, o presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Edilson de Sousa Silva (TCE-RO), participará do III Fórum Nacional de Controle – Integrando o Brasil para fazer o bem. O evento é organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sob a coordenação do ministro João Augusto Ribeiro Nardes, e tem como objetivo intensificar a integração das instituições de controle externo e interno dos três entes da Federação e de todas as esferas de Poder. O Fórum será realizado no Auditório do Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília.

O Fórum contará com a presença de dirigentes e representantes dos três Poderes e de órgãos públicos e entidades representativas da sociedade civil. De acordo com o ministro do TCU, o evento tem foco na realização de atividades de capacitação conjunta; proposição de ações de controle integradas; elaboração de minutas de legislação sobre governança que atenda interesses da União, Estados e municípios; compartilhamento de informações, divulgação e disseminação de boas práticas de governança entre os entes federados.

A palestra magna na abertura do Fórum com o tema: “O novo Ministério Público”, será conduzida pelo ministro Augusto Aras. O conselheiro presidente do CNPTC, Edilson de Sousa Silva, irá compor a mesa de honra da cerimônia e ainda será o moderador do painel “Governança de Aquisições, Inovação e Desburocratização”.

Durante o primeiro dia, temas como “Governança e integração do controle; Sustentabilidade das Políticas Públicas; Transparência e Integridade na administração pública; Governança de aquisições, Inovação e desburocratização”, farão parte das discussões. No segundo dia, os debates continuam, entre os assuntos: “Como aumentar a eficácia da Prestação de Contas e das Transparências Voluntárias; Infraestrutura e novos desafios”.  

Presença

No evento, estão confirmadas as seguintes autoridades: presidente da República, Jair Bolsonaro; vice-presidente, Hamilton Mourão; presidente do TCU, José Mucio Monteiro; ministro do TCU, Augusto Nardes; presidente da Câmara, Rodrigo Maira; presidente do Senado, Davi Alcolumbre, presidente do STF, Dias Toffoli; procurador-geral da República, Augusto Aras; ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário; presidente da CNA, João Martins; presidente da CNI, Robson Andrade; presidente da CNM, Glademir Aroldi; presidente da FNP, Jonas Donizette; presidente do Conaci, Leonardo Araújo Ferraz.

Também marcará presença no Fórum o presidente da Atricon, Fábio Nogueira; presidente do IRB, Ivan Bonilha; presidente da Abracon, Thiers Vianna Montebello (TCM-RJ); presidente da Audicon, ministro Marcos Bemquerer; presidente da Dicon, Antonio Carlos Bezerra Leonel; advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça; governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e da Paraíba, João Azevêdo; ministra da Agricultura, Tereza Cristina; presidente da Unale, Kennedy Nunes.

Skip to content