Começa hoje (9/11) o II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas

Começa hoje (9/11) o II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas. Realizado em João Pessoa, no período de 9 a 12 de novembro, no Centro Cultural Ariano Suassuna (TCE-PB), o tema central, escolhido para esta segunda edição, é ‘Os Tribunais de Contas e o mundo em transformação’.

O evento é resultado da fusão dos dois maiores eventos do Controle Externo: o Congresso dos Tribunais de Contas, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil da (Atricon) com o Congresso Internacional de Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB), que antes aconteciam isoladamente.

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, além de anfitrião, é um dos parceiros na realização do II CITC. Além da Atricon, do IRB e do TCE-PB, o evento reúne, como realizadores, outras entidades do Sistema Tribunais de Contas: Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Conta (Audicon); Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom); e Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

A palestra magna de abertura, no dia 10/11, às 11h00, será apresentada por Alma Carmenza Erazo Montenegro, auditora geral da República da Colômbia – EFS COLOMBIA, que fará uma abordagem sobre ‘auditoria operacional: um estudo macro fiscal para a boa governança’. Além desta, outras autoridades internacionais constam como palestrantes. Informe-se em https://citc2021.com.br/evento/citc2021/programacao/aberta.

Para o encerramento, no dia 12/11, às 10h00, o II CITC contará com a presença do ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux.

Em virtude das medidas sanitárias – sobretudo relacionadas à limitação de público em ambientes fechados – para o controle da Covid-19, o II CITC terá formato híbrido. A maioria do público, formado basicamente por membros, procurados e técnicos do Sistema Tribunais de Contas –além de instituições interessadas e envolvidas no Controle Externo da gestão pública – participará virtualmente.

No dia 09/11 a programação centraliza os encontros técnicos. No dia 12/11, após a palestra do ministro Luiz Fuz, ocorrerá a leitura do documento oficial do II CITC. Na sequência, como ato final do evento, serão realizadas as eleições (biênio 2022-2023) para as diretorias da Atricon e do IRB.

Em https://citc2021.com.br/citc2021 estão disponíveis todas as informações do evento, inclusive sobre os palestrantes.

Skip to content