Eficiência, criatividade e inovação são abordados durante o painel Design Thinking – a força da imagem na comunicação

Durante o I Congresso de Comunicação dos Tribunais de Contas, que ocorre  no TCE-SC, em Florianópolis, o  “Design Thinking – A força da imagem na comunicação” foi tema do segundo painel desta tarde (14.2). A palestra foi ministrada pela designer Guta Orofino, uma das principais especialistas do assunto no país. A mediação foi feita pelo conselheiro do TCE-MT, Sérgio Ricardo de Almeida, e pela auditora de controle externo do TCM de Goiás e coordenadora da Abracom/CNPTC, Priscila Borges. O congresso começou hoje em Florianópolis, na sede do TCE-SC e prossegue até amanhã (15.2).

A palestrante, professora Guta Orofino, começou afirmando que “nós temos muito que apreender sobre comunicação”. Explicou o significado do Design Thinking, uma abordagem prático-criativa que auxilia na resolução de problemas e na tomada de decisão. “O design nos habilita a interferir e mudar a nós mesmos, o nosso entorno e a nossa sociedade”, afirmou a expositora. Explicou ainda que Design Thinking também ajuda a tornar possível o processo de mudança e de desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Ela observou que o fomento do pensamento criativo, a confiança nas novas ideias e o desenvolvimento de empatia pelo público-alvo são os aspectos mais importantes para o desenvolvimento e aplicação de novas ideias em uma organização. “Inovar é causar impacto positivo nas pessoas”, destacou.

Ao responder a mediadora do debate, Priscila Borges, coordenadora da Abracom/CNPTC, sobre a abordagem do tema na comunicação pública e os obstáculos para a execução neste ambiente, a professora acredita que é preciso quebrar a resistência dos vários setores da sociedade e investir nas inovações.

O conselheiro do TCE-MT, Sérgio Ricardo de Almeida, que também é jornalista, apresentou durante o painel a experiência de implantação da TV aberta do tribunal mato-grossense, que funciona 24 horas, destacando que o projeto é um exemplo de resistência. Ao final, parabenizou a palestrante pela apresentação do tema inovador.

O CNCTC é uma promoção do Tribunal de Contas de Santa Catarina (sede do evento), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), com o apoio da Acaert.

Guta Orofino – Nasceu em Florianópolis e se transferiu para São Paulo, onde reside desde 2014. Tem ajudado pessoas a resolver problemas complexos e empresas a inovarem utilizando metodologias ágeis e exponenciais.

Com o seu trabalho, que sempre coloca as pessoas como agentes de inovação, foi reconhecida e premiada pela ABTD-PR como Personalidade do Ano em RH, em 2021, e Top of Mind HSM Academy em 2021 e 2022.

Também é palestrante, pesquisadora, TEDx Talker, educadora corporativa nas áreas de Inovação, Liderança, Futuro do Trabalho e Metodologias Ágeis. Escreveu o livro Liderança para a Inovação (AltaBooks), é co-autora dos livros Jornada Ágil (DVS) e Business Model You (AltaBooks).

Já treinou mais de 12 mil pessoas e ministrou mais de 400 palestras e workshops nos últimos 10 anos.

Skip to content