Ibraop realizará, no dia 31, webinar sobre MeDiNa: novo Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos

Com o tema “MeDiNa: o novo Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos”, o  Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) realizará  novo debate virtual  no dia 31 de agosto, às 14h30. A participação no evento não requer inscrição prévia.

Os auditores de controle externo do país, ou qualquer profissional interessado pelo tema do webinar, precisam ser pontuais ao acessar o Canal do Youtube do Ibraop – www.youtube.com.br/ibraoptv – uma vez que a transmissão será ao vivo. Perguntas e observações podem ser feitas pelo chat.

O primeiro palestrante será o mestre e doutor em Engenharia Civil, Filipe Franco, da Consultoria e Projetos de Engenharia (CPE). Por ser um dos desenvolvedores do MeDiNa, ele irá abordar o método dentro da realidade das auditorias de obras públicas. Na sequência, o Cel. Antônio Carlos Rodrigues Guimarães, professor do Instituto Militar de Engenharia (IME), falará sobre os ensaios que precisam ser feitos pra alimentar o MeDiNa.

A terceira palestra traz as perspectivas de aplicação do método no Brasil e será feita por Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Ele é pós-doutor em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UnB).

O debate se encerra com a apresentação dos principais desafios do MeDiNa para o  controle externo, feita pelo auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Leonardo César Santos Chaves, com participação da assistente de controle externo e laboratorista do TCE-PI, Claudeny Simone.

“Vamos exibir, por fim, vídeos institucionais sobre a estrutura e cases de auditoria dos laboratórios de obras de pelo menos três Tribunais de Contas: TCE-MT, TCE-GO e TCE-PI. Do ponto de vista técnico, será um evento de altíssimo nível”, observou a diretora Técnica do Ibraop, Adriana Portugal.

WEBINÁRIOS – Este é o terceiro webinar realizado pelo Ibraop em 2021. O primeiro, realizado no dia 31 de maio, tratou da Nova Lei de Licitações Contratos Administrativos  (Lei n° 14.133/2021). O segundo, debateu a Metodologia BIM – Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção – no último dia 30 de julho.

Todos os vídeos desses eventos estão disponíveis no Canal do Youtube do Ibraop – www.youtube.com.br/ibraoptv

 

Fonte: Ibraop

Skip to content