Primeiro dia do XI Encontro Técnico e II Encontro Virtual de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas

O presidente do CNPTC e TCMGO, Joaquim de Castro, participou nesta quinta-feira (2) da cerimônia de abertura do XI Encontro Técnico e II Encontro Virtual de Gestão de Pessoas dos TCs. Joaquim de Castro, que preside o Comitê de Gestão de Pessoas do IRB, representou o presidente do Instituto, Ivan Bonilha. Participaram também a ministra do TCU, Ana Arraes, e o conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), representando a ATRICON.

O Encontro,  que é realizado pelo Comitê de Gestão de Pessoas do IRB, sediado pelo TCU, com apoio da ATRICON e CNPTC,  acontece até amanhã (3) com transmissão ao vivo pelo canal do TCU no Youtube.

Joaquim de Castro agradeceu, em nome dos membros do Comitê de Gestão de Pessoas,  a confiança  nos trabalhos realizados, inclusive a construção das Diretrizes Nacionais do Teletrabalho nos Tribunais de Contas e a organização do Encontro de Gestão de Pessoas.

A ministra Ana Arraes, presidente do TCU,  destacou o impacto da pandemia em várias áreas, inclusive no setor de gestão de pessoas. Ressaltando a importância da programação, refletiu a necessidade de mudanças nas relações pessoais e nas relações de trabalho, com uso intensivo da tecnologia, trabalho remoto, busca da produtividade e com foco no bem estar.

Representando a ATRICON, o Conselheiro Cezar Miola, saudou a todos e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo IRB na área de gestão de pessoas. Lembrou da época em que atuou como Procurador Geral de Contas do TCERS discutiu diretrizes de gestão de pessoas para valorização dos servidores, destacou a importância das pessoas na execução das atribuições das Cortes de Contas, sendo elas o maior ativo dos Tribunais.

Na sequência, Adriano Cesar Amorim, Secretário Geral da Presidência do TCU,  lembrou que participou dos primeiros encontros de gestão de pessoas e parabenizou a continuidade da Rede de Gestão de Pessoas e dos Encontros. Ressaltou que o momento atual torna oportuno o tema do evento ante os desafios que enfrentamos em tempos de pandemia.

Após a solenidade de abertura, a atriz Denise Fraga fez  a palestra magna “As conexões humanas em tempo digitais”. Denise falou sobre a  importância da presença plena e da convivência, do exercício da escuta e da empatia, do cuidado com o outro, entre outros assuntos sobre a importância da conexão entre as pessoas.

Na parte da tarde, foram realizadas  discussões sobre a nova arquitetura e cultura organizacional, em virtude do aumento de equipes remotas nas organizações e a experiência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina na aplicação de modelos de teletrabalho.

Acesse AQUI  a íntegra do evento e da palestra do XI Encontro Técnico e lI Encontro Virtual de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil.

Programação do 2ª dia ( 3)

9h - Motivação e Engajamento – O que a neurociência e a boa prática nos ensinam? – Prof. Solange de Castro
10h - Sistemática de Gestão de Desempenho por Competências e Resultados – A experiência do TCE-RO na Gestão do Desempenho - TCE-RO
11h - Teletrabalho – Uma visão global – A experiência do People Government Lab da Universidade da Universidade de Oxford (UK) – como organizações ao redor do mundo que adotam o teletrabalho –Palestrante: Margarita Gomez Garcia – Diretora Executiva do People in Government Lab Universidade de Oxford


LINK YOUTUBE: https://youtu.be/EthlO02dv50

12h -  INTERVALO ALMOÇO
14h - Liderança comunicadora – Como transformar o gestor na principal ferramenta de comunicação da organização – Palestrante: Simone Bicalho – Diretora de Comunicação do TCU

LINK YOUTUBE: https://youtu.be/rvbS9KCmi-g

15h ENCERRAMENTO DO EVENTO
15h - Discussão técnica dos membros de unidade de gestão de pessoas dos Tribunais de Contas
Atividade restrita a servidores lotados nas equipes de gestão de pessoas. Link enviado diretamente para o público específico. Caso você seja da área de gestão de pessoas e não tenha recebido o link de inscrição ou quiser mais informações, nos contatar pelo e-mail Diesp@tcu.gov.br.

Skip to content