Programa Aprendendo a Recomeçar do TCE-MG é apresentado no I Encontro Virtual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas

Presidente do CNPTC, Joaquim de Castro (TCMGO), que preside o Comitê de Gestão de Pessoas do IRB, enaltece a dedicação e esforços de seus integrantes.


O Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa (IRB), realizou, na tarde da última quarta-feira (29/06), o I Encontro Virtual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas, contando com 110 participantes representando os Tribunais de Contas de todo o país.

A Coordenadora do Comitê, Adriana Loro, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), explicou inicialmente aos participantes como se deu a idealização dos encontros virtuais, os quais têm por objetivo proporcionar o compartilhamento e disseminação de dúvidas e boas práticas entre os Tribunais de Contas na área de gestão de pessoas. “Este é um momento que ficará marcado na história do que fazemos dentro do Comitê”, destacou Adriana Loro.

O Programa Aprendendo a Recomeçar – PAR, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), foi o case apresentado durante o evento. A explanação foi realizada pelas servidoras da Diretoria de Gestão de Pessoas da Corte de Contas mineira, Janice de Almeida e Simone de Oliveira.

O PAR, tem por objetivo criar mecanismos que auxiliem os servidores a minimizar as dificuldades enfrentadas durante o processo de aposentadoria, bem como realizar o planejamento deste momento. No Tribunal de Contas de Minas Gerais, o Programa foi implantado em 2013, composto por sete módulos temáticos que trataram sobre saúde e bem-estar, planejamento financeiro, aspectos legais da aposentadoria e compartilhamento de experiências, com encontros realizados mensalmente, de forma presencial, voltados exclusivamente aos servidores que estivesse no processo de aposentadoria.

As servidoras, Janice de Almeida e Simone de Oliveira, ressaltaram que, no ano de 2019, o PAR foi estendido a todos os servidores que tivessem interesse em se planejar para o momento da aposentadoria, independente de já terem atendido, ou não, aos requisitos legais para tal.

Em 2020, o Programa, antes realizado de forma presencial, foi adaptado para o formato on-line, sendo constituído por uma trilha de aprendizagem disponibilizada em ambiente virtual, com a apresentação de cinco módulos e conteúdos multidisciplinares, voltados à temática da aposentadoria.

Encerrando a explanação, as servidoras destacaram que, no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, desde a implantação do Programa Aprendendo a Recomeçar, todo o contingente de servidores em processo de aposentadoria foi atendido com as ações do Programa.

Na oportunidade, o Conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), que preside o Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB, ressaltou a satisfação em participar do momento, “o Comitê de Gestão de Pessoas tem uma atuação que me deixa feliz e satisfeito, pela dedicação e esforços de seus integrantes, pois lidar com pessoas para muitos pode ser difícil, mas para nós é gratificante”, destacou o Conselheiro.

Finalizando o encontro, a Coordenadora Adriana Loro, comunicou as participantes que, após cada encontro virtual, será formado um grupo de estudos, no âmbito do Comitê, para construção de diretrizes sobre o tema apresentado, de modo a ser implantado pelos demais Tribunais de Contas. A servidora Larissa Gomes, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) explicou a dinâmica de elaboração do documento a ser construído pelo grupo de trabalho, usando como exemplo as diretrizes para o teletrabalho, elaboradas pelo Comitê.

Agenda
Evento: II Encontro Virtual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas
Data: Agosto/2022
Temática: Competências e Lideranças

Evento: II Encontro Virtual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas
Data: Outubro/2022
Temática: Programa de Mentoria

Evento: XII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil – Gestão de Pessoas: Novo Contextos e Novas Possibilidades
Data: 15 e 16 de Setembro/2022
Local: Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO)

Fonte:  IRB

Skip to content