Seminário Internacional reúne TCs e aborda as consequências da mudança climática

Começou hoje (2/12), por videoconferência, o “Seminário Internacional Mudanças Climáticas sob a perspectiva dos ODS da Agenda 2030 da ONU”. O presidente do CNPTC e TCMGO, Joaquim de Castro,  o presidente do TCE-RS, Estilac Xaviera, os conselheiros Cezar Miola (TCE-RS), Sebastião Helvecio (TCEMG) e a conselheira substituta, Daniela Zago (TCE-ES) participaram da cerimônia de abertura do evento.

Joaquim de Castro ressaltou a importância do seminário para o avanço nas discussões dos grandes temas nacionais e internacionais. “Chama a atenção para nossa responsabilidade e para o papel dos Tribunais de Contas no processo de cumprimento das metas que constam na Agenda 2030 a partir de projetos que transformem vidas e garantam o desenvolvimento contínuo da humanidade”, disse.

Participarão palestrantes da Argentina, Costa Rica, Panamá, Chile, Suécia e Alemanha, em painéis que relacionam as mudanças climáticas com os temas Governança, Gestão Pública Sustentável, Cidades Sustentáveis e Participação Cidadã.

O Seminário contará amanhã (3/12) com a participação especial de Txai Suruí, liderança indígena do povo Paiter Suruí que discursou na abertura da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). Txai é fundadora do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia e integrante da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, que atua há mais de vinte anos com diversos povos de toda a Amazônia.

Realizado pelo TCE-RS, o evento tem o apoio da Comissão de Sustentabilidade do TCE-RS; do Instituto Rui Barbosa (IRB); da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC); do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC); e da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON).

Skip to content