“TCMGO 44 anos” artigo do presidente Joaquim de Castro

Criado no governo de Irapuan Costa Júnior, pela Lei n° 8.338, de 18 de novembro de 1977, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) tem sido construído, tijolo por tijolo, por todos os que, pautados pela ética, sempre tiveram na missão de servir ao outro, às pessoas, o seu maior ideal. Àqueles que puseram a mão na massa e aos que hoje estão na obra, para elevar cada vez mais esse valioso patrimônio dos cidadãos goianos, nossa homenagem e agradecimento.

Nesses 44 anos de existência, foram muitos, e grandes, os desafios enfrentados e vencidos. Um dos maiores deles, certamente, foi a eclosão da pandemia no começo de 2020, que nos fez repensar a forma de trabalhar, de viver.

Mas em tempo recorde já estávamos atuando no modelo que a situação exigia, o home office. Rapidamente fomos habilitados a desenvolver as diversas atividades do Tribunal no modo remoto e atender às demandas de rotina pela via eletrônica. Nesse modelo, uma grata surpresa: tivemos a felicidade de conseguir alta produtividade.

Inegáveis as preocupações, incertezas e angústia vivenciadas por todos nós, por causa das desastrosas consequências do flagelo que ceifou tantas vidas pelo mundo afora, cujas famílias recebem nossa solidariedade.

Contudo, mesmo nas dificuldades, a construção não sofreu solução de continuidade e os construtores se tornaram mais fortes e se descobriram ainda mais capazes. Outros desafios surgirão pela frente, sem dúvida. No entanto, a capacidade de enfrentamento e superação nos servirão de inspiração e estímulo para vencê-los.

Esses construtores, especialmente os servidores e conselheiros, com inteligência, determinação e dedicação, são os grandes responsáveis por fazer, do Tribunal, referência nacional na fiscalização da administração pública e na orientação dos gestores municipais.

No entanto, essa construção avança, também, pela participação do Ministério Público de Contas (MPC) que atua no TCMGO e pelas parcerias das entidades representativas dos municípios, AGM e FGM, e de várias outras importantes instituições.

O melhor prêmio que recebemos neste aniversário é o reconhecimento da importância e eficiência do Tribunal, que busca, incessantemente, se aperfeiçoar no respeitável trabalho de fiscalizar o uso do dinheiro público. Para tanto, investe na modernização e inovação de seus processos operacionais e na capacitação de seus recursos humanos.

A sociedade exige a evolução dos órgãos que possuem a função constitucional de trabalhar em prol da população. É dever dos tribunais de contas buscar a excelência nesse mister. É nesse sentido que o TCMGO caminha, priorizando a busca pelo aprimoramento, para a prestação de serviços cada vez mais qualificados aos cidadãos.

Período de muitas perdas e dores, esses quase dois anos de pandemia nos afetaram também, deixando marcas que dificilmente, ou jamais, serão apagadas.

Mas é verdade que já estamos vivendo melhores momentos e podemos vislumbrar alviçareiros dias para o nosso amanhã. Atentos aos cuidados básicos que devem ser preservados, somos fortalecidos na crença em um porvir de mais saúde e paz, pelo avanço da vacinação e a diminuição dos casos de coronavírus em nosso país.

Parabéns, servidores e todos que, de alguma maneira, contribuíram para que chegássemos até aqui e que continuarão conosco na permanente construção de melhorias para a vida da comunidade.

Juntos, com fé e esperança, atingiremos esse alvo.

Conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto é presidente do TCMGO

Publicado no Jornal A Redação

Skip to content