TCMGO e UFG iniciam desenvolvimento da arquitetura do Match-API

A Superintendência de Informática (SINFO) do TCMGO e a  UFG tiveram na tarde desta sexta-feira (14.10) a primeira reunião remota de treinamento, para o desenvolvimento do primeiro  produto de inteligência artificial aplicada ao controle externo, o Match-API.

Dez servidores da SINFO e o pesquisador do Centro de Excelência em Inteligência  Artificial da UFG – Eurípedes Evangelista – trataram da arquitetura e apresentação dos códigos, do funcionamento e dos resultados do Tesseract,  front-end acessório de validação da API e do pipeline end-to-end.  Um segundo momento foi reservado para o esclarecimento de dúvidas.

O treinamento de hoje foi o primeiro de uma série de cinco, que serão realizados neste mês de outubro.

O auditor de controle externo e gerente da Divisão de Projetos de Tecnologia da Informação da SINFO – Paulo Henrique Carneiro Alves – informa que o novo produto deve ser disponibilizado no fim deste ano e, para os jurisdicionados, terá como principal vantagem a oferta de soluções de apoio à entrega de dados para o tribunal.

Ele informa ainda que não será necessária nenhuma capacitação dos jurisdicionados.

Front-end e API

front-end está relacionado com a interface gráfica do projeto. Ou seja, é onde se desenvolve a aplicação com a qual o usuário irá interagir diretamente, seja em softwares, sites, aplicativos, etc

API corresponde às palavras em inglês “Application Programming Interface“.  Em português “Interface de Programação de Aplicações”.

Elas são uma forma de integrar sistemas, possibilitando benefícios como a segurança dos dados, facilidade no intercâmbio entre informações com diferentes linguagens de programação e a monetização de acessos.

As APIs proporcionam a integração entre sistemas que possuem linguagem totalmente distintas, de maneira ágil e segura.

A maneira como as APIs proporcionam a integração gera uma troca de informações de forma muito segura. Isso porque elas criam uma espécie de portão, na qual apenas um conjunto específico de informações – definido pela proprietária da aplicação – estará disponível.

Pipeline end-to-end (de ponta ponta)

Os pipelines de ponta a ponta usam processos programáticos e automáticos,  que podem lidar com grandes quantidades de dados muito rapidamente, permitindo rapidez na tomada de decisões, baseadas em dados.

Skip to content