TCMRJ, Cambridge e SME juntos no maior experimento de gestão da Educação brasileira

Na próxima segunda-feira, dia 30, será assinado o acordo de Cooperação Técnico Científica entre o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, a Universidade de Cambridge e a Secretaria Municipal de Educação, que marca o início de um estudo inédito na área da educação: o projeto de pesquisa “Gestão, arranjos institucionais e educação: um experimento de campo aleatório de três níveis no Rio de Janeiro”. O evento acontecerá na Escola de Formação Paulo Freire (Av. Presidente Vargas, 1314, Centro) e contará com a presença do presidente do TCMRJ, Luiz Antonio Guaraná, do Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, e do Conselheiro Felipe Puccioni.

O estudo, uma iniciativa pioneira, é um projeto inovador com o objetivo de analisar a relação entre a gestão escolar e o resultado dos alunos em avaliações de larga escala: o maior experimento de gestão na Educação Brasileira. A conclusão desse experimento vai constituir um programa permanente e efetivo de fiscalização e acompanhamento da educação, que será implementado nas escolas municipais.

Segundo o Conselheiro Felipe Puccioni, esse experimento pressupõe um trabalho de consultoria e apoio, que buscará propor a melhoria dos processos de gestão internos da escola, mediante o treinamento de diretores e coordenadores pedagógicos em técnicas de gerenciamento e acompanhamento do trabalho dos professores e com a adoção de soluções e ferramentas que possam apoiá-los nesse processo.

Uma equipe interinstitucional, composta por profissionais de destaque do TCMRJ e da SME, desenvolverá esse trabalho nas escolas. O experimento pretende trazer evidências mais fortes do que as trazidas em estudos anteriores acerca do impacto da gestão na aprendizagem dos alunos. Além disso, pode levar os Tribunais de Contas ou outras instituições de auditoria a uma nova forma de atuação, ampliando as parcerias com os formuladores de políticas, estimulando a inovação e melhores políticas públicas para a sociedade.

Texto: Assessoria de Comunicação TCM-RJ

Skip to content