Webinar com o ministro do TCU Augusto Nardes acontece nesta terça-feira

Evento será aberto à sociedade e abordará o enfrentamento da crise emergencial nos setores públicos/ transmissão pelo Youtube

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) João Augusto Ribeiro Nardes, participa, nesta terça-feira, 7, do webinar voltado para presidentes, membros e servidores de TCs, agentes e gestores público da região Norte do país. O evento que tem coordenação do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), é aberto a sociedade em geral e abordará o tema “Governança e Desenvolvimento”. O presidente da Corte tocantinense, conselheiro Severiano Costandrade, fará a abertura e o mediador será o diretor-geral do Instituto de Contas 5 de Outubro do TCE/TO (Iscon), Júlio Edstron Secundino Santos.

O objetivo é mostrar a necessidade de se organizar para o enfrentamento da crise econômica e social, impactada pela pandemia causada pelo novo Coronavírus. O evento será transmitido pelo canal do TCE/TO no Youtube e conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais Contas (CNPTC), Instituto Rui Barbosa (IRB) e Rede de Governança Brasil.

O ministro abordará no webinar a utilização dos instrumentos e mecanismos de governança para o enfrentamento da crise emergencial nos setores públicos municipais e as estratégias e arranjos para conter os efeitos da crise no desenvolvimento econômico e social.

A ideia é desenvolver o tema de forma a compreender o exercício da governança com responsabilidade, sobre as políticas públicas sociais e econômicas que alavancam o desenvolvimento dos municípios, levando à reflexão sobre a necessidade de inovar na forma de fazer gestão pública, utilizando-se de mecanismos e instrumentos que possibilitem o exercício de poder com responsabilidade diante do enfrentamento da crise.

Rede de Governança Brasil

O ministro Augusto Nardes é embaixador da Rede de Governança Brasil, formada por vários membros da sociedade civil do país, entre eles, o presidente do TCE/TO, Severiano Costandrade, que é coordenador da 5º Câmara do Movimento Nacional da Rede Governança, e tem como colaborador das ações, o diretor-geral do Iscon do TCE/TO, Júlio Edstron Secundino Santos.

A missão da Rede de Governança Brasil é disseminar as boas práticas de governança pública no país, com o intuito de estimular a implantação dessa política de atuação nos três poderes, abrangendo a União, Distrito Federal, estados e municípios de forma integrada. O objetivo é transformar a administração pela eficiência de gastos, controle, combate à corrupção, atendimento da população, entre outras ações.

Parceria

O webinar também tem o objetivo ainda de formar uma rede de Escolas de Contas da região Norte do país, além de alinhar uma série de cursos de capacitação e pós-graduação, que poderão ser realizados em conjunto e, uma edição especial da revista TC Contas, com trabalhos dos tribunais que compõem a região. Fazem parte deste projeto escolas do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Programação

O evento acontecerá nesta terça-feira, 7 de julho, a partir das 17 horas, no canal do Youtube do TCE/TO. Será disponibilizado o certificado de participação para as pessoas que se inscreverem de forma antecipada no site do Instituto de Contas de 5 de Outubro.

Clique aqui e faça a sua inscrição.

 

Skip to content