TCM de Goiás promove lançamento do “Manual Agente Cidadão”


O presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Joaquim de Castro, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), participou hoje (5.3), na Escola Municipal São Tomás Babuíno, em Goiânia, do lançamento da cartilha “Manual Agente Cidadão: TCM de Goiás e Você”, que busca dialogar com crianças e adolescentes sobre a importância da participação de todos os cidadãos na fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos.

Com a cartilha, a proposta do tribunal é incentivar a criança e o adolescente a se transformarem em um “Agente Cidadão”. Para que isso ocorra, a parceria com prefeituras, professores, coordenadores, diretores e secretários municipais de Educação é imprescindível.   “Como resultado desse esforço conjunto, acredito que o manual contribuirá para despertar uma consciência social e crítica em nossas crianças e adolescentes”, destaca o presidente do TCMGO, conselheiro Joaquim de Castro.

O Manual faz parte do “Projeto Agente Cidadão” que tem como meta estimular a formação do público infantojuvenil sobre a necessidade da participação de toda a sociedade no controle das contas públicas. Inicialmente, o TCMGO desenvolverá o  projeto em parceira com as secretarias municipais de Educação de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Aragoiânia, Cavalcante, Teresina de Goiás  e Monte Alegre de Goiás.   Nas escolas dessas cidades haverá projetos-pilotos que servirão de base para a ampliação da iniciativa.

Primeira escola –  A  Escola Municipal Dom Tomás Balduíno foi a  primeira unidade escolar a  receber o Manual do Agente cidadão. Localizada na Região Oeste de Goiânia,  atende 650 alunos da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

Skip to content