Luiz Antonio Guaraná, presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas e do TCMRio , proferiu palestra hoje (12/09), último dia do Programa Internacional de Líderes da Infraestrutura (INFRALEADERS), em Edimburgo, na Escócia, sobre tema muito atual e que vem despertando grande interesse: Controle e Consensualismo.
A mesa de debates da qual participou contou com as presenças do conselheiro Edilberto Pontes, presidente do IRB, e Nicola Khouri, da Secex TCU. A mediação esteve a cargo de Carlos Nascimento, Professor Honorário Associado da University College London (UCL) e Coordenador-Geral do MBA PPP e Concessões da INFRALEADERS.
Durante o debate, Luiz Antonio Guaraná falou de sua trajetória como engenheiro na iniciativa privada e, depois, como secretário de obras do município do Rio de Janeiro. Destacou a importância de se fazer um bom planejamento e, sobretudo, um projeto bem-acabado para que, lá na frente, não apresente problemas. Afirmou que os tribunais de contas têm a consciência de que podem contribuir para que as políticas públicas cheguem ao cidadão. “Os tribunais de contas devem colaborar com o bom gestor para que as políticas públicas sejam efetivamente entregues, de preferência, de forma mais econômica”. Portanto, segundo ele, conversar com a iniciativa privada é parte desse processo. “O consensualismo vem sendo cada vez mais adotado pelos tribunais de contas. Temos de chamar todos para a mesa e conversar, para que a política pública chegue na ponta, no cidadão”, ressaltou.
A 4ª edição do INFRALEADERS foi realizada no Reino Unido, e se consolidou como evento de grande envergadura para preparar expoentes com atuação em infraestrutura, tais como gestores públicos e técnicos de órgãos reguladores e de controle; executivos de concessionárias, consultorias e operadoras privadas; e ex-alunos dos MBAs PPP, saneamento ambiental e programas avançados da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
O último dia do evento contou com palestras sobre temas diversos (Transportes, Controle, Parceria Público-Privadas, Mesa Jurídica, Diálogo sobre Otimizações Contratuais, Mesa Ambiente de Negócios no Brasil), com a participação de especialistas dos setores públicos e privados, entre os quais o Ministro de Estado do Transporte, Renan Filho.