Hoje é dia de comemorar os 8 anos do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas

Ao longo desse tempo, o Conselho se consolidou como uma voz unificada do Sistema de Contas, fortalecendo o diálogo, a cooperação e a atuação conjunta dos Tribunais de Contas do Brasil.

 

Nessa data especial, reunimos as falas dos presidentes que ajudaram a construir essa história.

 

O atual presidente, conselheiro Luiz Antonio Guaraná (TCMRio), destaca o orgulho de representar esse coletivo essencial para o aperfeiçoamento das políticas públicas.

 

Luiz Antonio Guaraná (Presidente)

“Tenho muito orgulho de estar servindo o sistema de controle externo do Brasil, como Presidente do Conselho de Presidentes, nesses momentos em que comemoramos seus 8 anos de criação. A entidade reunida representa o pensamento e a opinião majoritária de todos que integram esse Sistema de Contas brasileiro, fundamental para que a sociedade possa desfrutar do benefício de políticas públicas mais eficientes.”

 

Joaquim Alves de Castro Neto (Ex-Presidente 2021-2022)

“O Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas tem fomentado a função orientativa do controle externo, promovendo a integração das cortes de contas brasileiras na busca da modernização e da inovação, para uma prestação de serviços cada vez mais eficiente e qualificada em prol da sociedade. Parabéns, Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas!”

 

Edilson de Souza Silva (Ex-Presidente 2019)

“Parabéns ao Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas pelo seu aniversário! Instância que congrega os líderes de todas as Cortes de Contas do país, o Conselho cumpre papel essencial na articulação do sistema Tribunais de Contas, promovendo unidade, diálogo e fortalecimento institucional em prol do controle externo brasileiro.”

 

José de Ribamar Caldas Furtado (Ex-Presidente 2018)

“O Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas tem missão diferenciada no sistema por se propor a mobilizar as administrações superiores com o objetivo de impulsionar a efetividade do controle externo.”

 

Sidney Estanislau Beraldo (Ex-Presidente 2017)

“O Conselho foi criado para que pudéssemos harmonizar o entendimento dos Tribunais sobre temas relevantes, agilizando nossas decisões e otimizando a fiscalização dos recursos públicos. Oito anos depois, vemos que isso tem facilitado o trabalho do controle externo e, consequentemente, beneficiado a população.”

 

Confira o vídeo em homenagem pelos 8 anos do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas no Instagram:

https://bit.ly/43nsTwY

Skip to content