Guaraná destaca LabTCs como um dos mais importantes eventos do Sistema

O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Luiz Antonio Guaraná, participou hoje da abertura do 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas, um dos principais eventos organizados pelo Sistema de Contas brasileiro. O evento acontece de hoje (13) até 15 de maio, com a finalidade de promover troca de conhecimentos e fortalecer o sistema nacional de controle externo, onde são compartilhadas as experiências exitosas de todos os Tribunais de Contas do Brasil.

Guaraná iniciou sua fala afirmando que o LabTcs é o mais importante de todos os eventos:
— “Somos 33 Tribunais de Contas, todos independentes. Formamos uma verdadeira ilha de qualificação, com profissionais altamente capacitados. E esse sistema, com tanta gente preparada, está constantemente gerando boas ideias e boas práticas em diferentes regiões do país. Disseminar essas boas práticas é essencial para que o sistema funcione de forma mais coesa, aproveitando os avanços de quem já percorreu certos caminhos antes de nós. Costumo dizer que a nossa missão principal não é ‘cuidar do leite derramado’. Quando o leite já caiu, é porque algo deu errado e aí vêm as multas, o ressarcimento ao erário… Mas o ideal é que a gente atue antes, prevenindo que esse prejuízo aconteça. Nosso papel é apoiar o bom gestor e a maioria dos gestores são pessoas de bem. Quando aplicamos sanções, estamos lidando com uma minoria. Mas quando ajudamos aquele gestor que quer acertar, estamos garantindo que as boas políticas públicas cheguem onde realmente importam: na ponta, no cidadão.”

Ao todo, serão 81 apresentações técnicas simultâneas, em cinco salas, com temas que vão de inteligência artificial e mudanças climáticas até saúde, educação e controle preventivo dos gastos públicos.
Na abertura, além de discursos entusiasmados das autoridades, o público foi recepcionado com a apresentação do Coral Infanto-juvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo, sob a regência de Regina Kinjo, atividade cultural muito bem-recebida pela plateia.

O LabTCs acontece bienalmente, e esta edição conta com mais de 700 (setecentos) participantes, entre conselheiros, auditores, procuradores e técnicos de todos os tribunais de contas do país. Durante programação dos próximos três dias, os Tribunais de Contas apresentarão “Boas Práticas” de sucesso, que foram desenvolvidas e reconhecidas por seu caráter inovador, e poderão ser incorporadas na atuação de todo o Sistema de Contas, sendo reconhecidas oficialmente pela Atricon como “boas Práticas” a serem seguidas.

O LabTCs 2025 é promovido pela Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), com o apoio das entidades representativas do controle externo: Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Abracom, Ampcon, Asur e Audicon.

Skip to content