8º CONACON bate recorde de público e começa com palestra magna de Maria Sylvia Di Pietro

A solenidade de abertura do CONACON 2025 reuniu autoridades e lideranças que reforçaram, em suas falas, a relevância do trabalho dos auditores de controle externo para o aprimoramento das políticas públicas e da gestão no Brasil.

 

O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas e do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), conselheiro Luiz Antonio Guaraná, participou da mesa de abertura e, em seu discurso de boas-vindas, destacou o papel estratégico dos auditores na estrutura dos tribunais de contas.

 

Ainda segundo ele, “os auditores de Controle Externo são o coração do sistema dos tribunais de contas”. Guaraná ressaltou o alto nível de excelência e qualificação técnica destes profissionais e reforçou a importância do encontro para o aperfeiçoamento da atuação dos tribunais em todo o país.

 

A palestra magna foi proferida pela professora e doutrinadora de direito administrativo, Maria Sylvia Zanella Di Pietro, que falou sobre “A discricionariedade administrativa e o alcance do controle de legitimidade feito pelos Tribunais de Contas”, sendo bastante elogiada.

 

Também estiveram na mesa de abertura: Thaisse Craveiro, presidente da ANTC; Lilian Santiago, presidente da AudTCE-AL e diretora adjunta da ANTC;  Fernando Toledo, presidente do TCE-PR; Enio Pimenta, procurador-geral do Ministério Público de Contas de Alagoas; conselheiro Otávio Lessa, vice-presidente do TCE-AL; Marcelo Beltrão, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos; Domingos Taufner, presidente do TCE-AL; Ana Raquel Sampaio, conselheira substituta do TCE-AL e representante da AUDICON; Marcuz Cesar, secretário-geral de Controle Externo do TCE-RO e secretário-executivo da Rede Seconex; Vitor Sales, secretário de Estado de Governo de Alagoas; Júlio Uchoa Cavalcanti Neto, representando o Ibraop; e José Barros de Lima Neto, controlador-geral do Município de Maceió-AL.

 

Amanhã (14/08), o conselheiro-substituto Dicler Forestieri Ferreira participa da oficina “Reforma Tributária e Tribunais de Contas”, com transmissão online e inscrição gratuita. No mesmo dia, serão apresentados 20 trabalhos selecionados, incluindo um do auditor do TCMRio Rômulo Ferreira da Silva, sobre conservação e manutenção de obras de arte especiais no Rio, apresentado por Luizimar Feliciano de Araújo Junior.

Skip to content