O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas e do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), Luiz Antonio Guaraná, participou, nesta terça-feira (19), da abertura do seminário “Mudanças Climáticas e o Papel dos Tribunais de Contas”, realizado no TCMSP.
Promovido pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP), o encontro discutiu os impactos da crise climática e o papel dos órgãos de controle na fiscalização de políticas públicas ambientais.
Na cerimônia de abertura também estiveram presentes: Domingos Dissei, presidente do TCMSP; Edson Aparecido, secretário de Governo do Município de São Paulo, representando o prefeito Ricardo Nunes; o vereador Marcelo Messias, representando o presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Teixeira; o ministro Jorge Oliveira, vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); o conselheiro Ricardo Torres, vice-presidente do TCMSP; Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP; e Roseli de Deus Lopes, diretora do IEA-USP.
Guaraná fez questão de parabenizar a iniciativa do TCMSP pela realização do evento:
“Acredito que o debate sobre as soluções climáticas merece ser tratado com inteligência e bom senso, que a academia e seus pesquisadores têm de sobra. E reforço, por meio do Conselho de Presidentes dos Tribunais, que todos os 33 tribunais estão empenhados em tratar do tema para garantir o futuro das próximas gerações”, concluiu.
A programação inclui palestras sobre sustentabilidade, orçamento climático e riscos socioambientais, com destaque para a participação do climatologista Carlos Nobre, um dos cientistas brasileiros mais reconhecidos no mundo, que abordou os desafios globais das emergências climáticas.
No período da tarde, estudos de caso apresentados pelo TCMSP e pela Prefeitura de São Paulo ilustram como auditorias podem contribuir para a gestão pública diante dos efeitos do aquecimento global. O evento, transmitido ao vivo pelos canais do TCMSP e do IEA-USP no YouTube, também integra a mobilização brasileira rumo à COP30.