Conselho de Presidentes dos TCs homenageia Vital do Rêgo e Rodrigo Mudrovitsch

O Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas homenageou na manhã desta quinta-feira (04) duas lideranças do Sistema Nacional de Controle Externo e da Justiça, com a entrega da Medalha Thiers Vianna Montebello, durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), em Florianópolis. O presidente do Conselho e do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, dedicou a honraria ao ministro Vital do Rêgo, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), e ao juiz Rodrigo Mudrovitsch, presidente eleito da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

 

Guaraná destacou que a medalha celebra o legado de Thiers Montebello, ex-presidente do TCMRio, e reconhece personalidades que contribuem para o fortalecimento do controle externo.

 

O ministro Vital do Rêgo foi o primeiro a ser condecorado, após a assinatura do termo de renovação da Rede Integrar, iniciativa que reúne os tribunais de contas em cooperação técnica para aprimorar a fiscalização de políticas públicas descentralizadas. O gesto simbolizou a importância da colaboração institucional que tem caracterizado a gestão do ministro no TCU.

 

Guaraná enalteceu iniciativas do TCU que ampliam a cooperação nacional e internacional, como a decisão de compartilhar com outros Tribunais a fiscalização das contas da Organização das Nações Unidas (ONU). O presidente também lembrou que duas servidoras do TCMRio integram essa missão internacional.

 

Em seu agradecimento, o ministro afirmou: “Receber essa medalha que leva o nome de um dos maiores e melhores cidadãos que eu já tive o prazer de conhecer nesse sistema é realmente uma grande honra para mim.”

 

A segunda Medalha Thiers Montebello foi concedida no encerramento do painel “República, Democracia e Políticas Públicas”, realizado no âmbito do IV CITC, que contou com a participação de Antonio Anastasia, ministro do TCU, e Rodrigo Mudrovitsch. A entrega foi feita por Guaraná e pela vice-presidente do Conselho, Susana Maria Fontes Azevedo Freitas.

 

Ao receber a honraria, Mudrovitsch — que assumirá a presidência da Corte Interamericana de Direitos Humanos em 26 de janeiro de 2026 — agradeceu a distinção e renovou o convite para que os Tribunais de Contas compareçam à abertura do ano judicial da Corte, na Costa Rica. O juiz ressaltou que a aproximação institucional é uma oportunidade para “estreitar laços e trazer para dentro do controle externo os entendimentos de Direitos Humanos”.

Skip to content