CNPTC é homenageado pela Câmara dos Deputados com Medalha do Mérito Legislativo

O conselheiro Edilson de Sousa Silva, que é presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), recebeu nesta quarta-feira (20), em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília, a Medalha do Mérito Legislativo, a mais importante honraria concedida pela Câmara dos Deputados.

A premiação consiste, além do reconhecimento público, na entrega de uma medalha e de um diploma de menção honrosa ao agraciado. Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo destina-se a distinguir e condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Brasil.


O conselheiro Edilson com a medalha e o diploma recebidos nesta quarta-feira

No caso do conselheiro Edilson de Sousa, a outorga da comenda se deu por meio de indicação feita pelo segundo-secretário da Câmara dos Deputados, deputado Mário Heringer, por, entre outros aspectos, o trabalho e a efetiva contribuição do agraciado para a administração pública brasileira, em especial, ao sistema de controle externo nacional, do qual fazem parte o CNPTC e o TCE rondoniense.

HONRARIA

Emocionado, o conselheiro Edilson de Sousa, em mensagem, citou o privilégio de receber tão alta honraria. “É com muita gratidão a Deus que tenho a honra de receber, como conselheiro e presidente do Tribunal de Contas de Rondônia e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, a Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados”, disse, mencionando, ainda, agradecimento especial ao presidente do Parlamento, deputado Rodrigo Maia, e ao segundo-secretário, deputado Mário Heringer.

Os conselheiros do TCE-RO, José Euler e Paulo Curi, e o procurador Adilson Moreira com o homenageado, o conselheiro presidente Edilson de Sousa
Autoridades do sistema de controle externo brasileiro prestigiaram a entrega da comenda ao conselheiro Edilson de Sousa

“É meu dever, também, reconhecer que meu caminhar não é solitário: tenho ombreando comigo os membros da Corte de Contas Rondoniense, os membros do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, e juntos temos contado com um verdadeiro e incansável exército de homens e mulheres que não têm medido esforços para que hoje pudéssemos alcançar os resultados evidenciados nacionalmente e receber tão prestimosa honraria”, acentuou. Por fim, lembrou que, na condução do TCE-RO e do CNPTC, tem, juntamente com seus pares e servidores, conseguido realizações importantes em favor da concretização de um sonho: o fortalecimento da atuação das Cortes de Contas como importante instrumento de controle e transformação social, a partir de sua condição de instrumento de efetivação dos direitos fundamentais para a presente e as futuras gerações.

Skip to content