CTE-IRB conhece a experiência de Sobral na área da educação

CRepresentantes do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) visitaram escolas na rede de ensino do Município de Sobral (CE), na última sexta-feira (24).  A rede municipal de ensino é considerada a melhor do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. Em 2005, o Município estava na posição 1.366º, e hoje ocupa o primeiro lugar no ranking nacional, com 8,8 no último Ideb na avaliação dos anos iniciais (1º ao 5º ano). 

De acordo com o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, bons exemplos na educação pública podem ser encontrados em todas as regiões do Brasil. O objetivo é conhecer as experiências de sucesso e difundi-las junto aos gestores, profissionais da educação e sociedade, sempre com base em evidências, com resultados já comprovados em diferentes avaliações. E esse bom desempenho nem sempre está ligado ao volume de verbas investidas. Embora ainda faltem recursos, por vezes o “segredo” está na melhoria da gestão e da governança. 

Durante a visita realizada na Escola Edgar Linhares de Ensino Fundamental, o diretor José Alves destacou que os alunos são recebidos com café da manhã a partir das 6h, já que nem todas as famílias têm condições de suprir as necessidades nutricionais das crianças e jovens. Os laboratórios de informática e as estruturas da escola são abertos também para a comunidade. “A escola está localizada em um bairro novo, com moradores oriundos de várias outras comunidades que ainda não tinham acesso à moradia”, destacou.  O colégio atende a 600 alunos da educação fundamental (anos finais e outros 100 da EJA). 

Os integrantes do Comitê visitaram também a Escola José de Matta e Silva, a Casa de Avaliação Externa e a Escola de Formação Permanente do Magistério (Esfapege), que é responsável pelas avaliações dos alunos, desde o último ano da educação infantil, identificando eventuais deficiências no aprendizado e encaminhando as melhorias necessárias. Além disso, a Casa oferece treinamentos e capacitações dos profissionais da educação. São realizados encontros mensais que trabalham conhecimentos por área e discutem a organização do currículo, a elaboração das provas e a adaptação do material didático, entre outras ações. 

De acordo com o prefeito de Sobral, Ivan Gomes, para ocupar o cargo de diretor, é necessário passar por uma seleção pública, que inclui provas e entrevistas, inclusive com psicólogos. “Abolimos as indicações políticas para o cargo. Os selecionados passam a fazer parte de uma lista de espera e são alocados pela secretaria de acordo com o perfil e envolvimento com a comunidade local”. 

Representantes de nove Tribunais de Contas (TCE-BA, TCM-BA, TCE-CE, TCE-PR, TCE-SC, TCE-RS, TCE-RN, TCE-RO e TCU) e os conselheiros Carolina Costa (TCE-BA), Cezar Miola (TCE-RS) e José Euler Mello (TCE-RO) participaram das visitas organizadas pelo CTE-IRB em conjunto com o Tribunal de Contas do Ceará e a Prefeitura de Sobral. A visita faz parte do projeto “Educação que faz a diferença”, desenvolvido pelo CTE-IRB, que está mapeando boas práticas de educação com o objetivo de disseminá-las em todo o país.

Skip to content