Encontros Regionais do TCMGO chegam a Morrinhos

Dando sequência aos Encontros Regionais 2019, o TCMGO chegou a Morrinhos, nesta segunda-feira, 6/5, quando realizou a palestra “Controle Externo em Benefício de uma Sociedade Mais Participativa, com o superintendente de Gestão Técnica do tribunal, Petrônio Pires de Paula. A palestra foi para os alunos da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Essa iniciativa tem o objetivo de chamar os estudantes para o exercício do controle social.


Já o encontro, acontece nesta terça-feira, 7/5, no auditório da UEG.
A coordenação dos trabalhos é do presidente Joaquim de Castro e do conselheiro-diretor da 6ª região, Nilo Resende.


O tema do Encontro Regional deste ano é “Pela Efetividade das Políticas Públicas”. O objetivo do TCMGO é capacitar gestores para que consigam resultados cada vez mais eficientes em suas administrações.
São esperados prefeitos, vereadores, secretários, gestores e agentes sociais das 46 cidades da regional.


A capacitação tem 10 horas de duração, com palestras, minicursos, estudos de casos e debates, onde são tratados temas como Políticas Públicas de Educação; Portal da Transparência / Lei de Acesso à Informação (LAI); Operação da Plataforma COLARE de envio de dados ; Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM ); Análise de Editais de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia ; Aspectos Relevantes no Controle da Gestão de Pessoal ; Monitoramento das Contas de Governo como Fator de Eficiência da Gestão Pública e Acompanhamento do PNE.


O painel de abertura será sobre políticas públicas de Educação, com o secretário de Educação de Goiânia, Marcelo Ferreira Costa, e o superintendente- executivo de Educação do Estado de Goiás, Manoel Barboza.


Morrinhos


Distante 128 km de Goiânia (capital de Goiás) e 336 km de Brasília, a cidade foi fundada há 174 anos, em 16 de julho de 1845. Com solo fértil e topografia ideal para a criação de gado e cultivo de lavouras, Morrinhos teve um rápido desenvolvimento para os padrões da época e hoje é habitada por mais de 40 mil pessoas, segundo o IBGE (2010).


A agropecuária é uma vocação antiga mas a cidade também se destaca pela capacidade armazenadora de grãos (85 mil toneladas) e pelo parque industrial na área de laticínios e conservas.


A UEG (Universidade Estadual de Goiás) atende 24 municípios do Sudeste Goiano, com cursos de nível superior voltados para o mercado de trabalho local e para o exercício da cidadania.


Em Morrinhos, o TCMGO conclui o giro pelo interior goiano com os Encontros Regionais 2019, que terão o encerramento em Goiânia, em evento marcado para o dia 27 de maio.

Skip to content