Fórum de Auditoria prepara para uso das NBASP

A 1ª edição de 2020 do Fórum Nacional de Auditoria está acontecendo na sede do TCDF (Brasília), nestes dias 4 e 5 de março. O presidente Fábio Nogueira destacou, na solenidade de abertura, a importância das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), que são a razão central do evento, realizado Instituto Rui Barbosa em parceria com o Tribunal de Contas do Distrito Federal, com o apoio institucional da Atricon, do CNPTC, da Abracom e do TCE-PR.

Os presidentes anfitriões, Ivan Bonilha (IRB) e Anilcéia Machado (TCDF), também falaram sobre a importância de capacitar servidores dos Tribunais de Contas do Brasil para a utilização das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) – objetivo central do Fórum Nacional de Auditoria.

Nesta 1ª edição de 2020 estão sendo focalizadas as Auditorias Operacionais – instrumento utilizado pelos Tribunais de Contas – e o Processo Estruturado – instrumento utilizado pelo Ministério Público. Os conselheiros Edilberto Pontes (TCE-CE) e Inaldo Paixão (TCE-BA), foram os expositores da manhã. Abordaram, respectivamente, sobre “Os desafios do Controle no século XXI e auditoria operacional” e “Apresentação do nível 3-NBASP; NBASP 3000 Requisitos de Auditoria”.

Participação – A solenidade de abertura contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, conselheiro Joaquim de Castro; o conselheiro substituto do TCMRJ, Emil Leite Ibrahim, que representou o presidente da Abracom, Thiers Montebello; o procurador do Ministério Público de Contas do TCE-MG, Marcílio Barenco, representando o presidente da Ampcon, Stepheson Oliveira Victer; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas (TCE-PE) e presidente do Conselho Nacional de Procuradores de Contas, Germana Caetano;  e o presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, Francisco José Gominho Rosa, participa.

Texto extraído do site da Atricon

Skip to content