I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas

Evento abre portas para discutir o Controle Externo Contemporâneo e as Políticas Públicas. Inscrições foram iniciadas. 

O Tribunal de Contas Contemporâneo e as Políticas Públicas. A partir dessa temática central, membros, procuradores e técnicos do Sistema Tribunais de Contas, além de instituições interessadas e envolvidas no Controle Externo da gestão pública, se reunião em Foz do Iguaçu (PR) no I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas. As inscriçõespara o evento, que acontece entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, já estão abertas.

O Controle Externo Contemporâneo, escolhido como tema central do Congresso Internacional, é baseado em princípios que superam a simples apuração da legalidade e legitimidade dos gastos públicos. A efetividade das políticas públicas é a grande finalidade desse modelo, que tem norteado as práticas do Sistema Tribunais de Contas no processo de aperfeiçoamento.

Site do I CITC traz informações gerais sobre o evento que, de maneira inovadora, é fruto da junção do XXX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, da Atricon; do V Congresso Internacional de Políticas Públicas, do IRB; e do I Encontro Estadual de Lideranças Municipais, pelo TCE-PR.

De acordo com o presidente da Atricon, Fábio Nogueira, esse formato de evento confirma “o sentimento colaborativo, que se propaga no Sistema Tribunais de Contas.  De acordo com ele, o Controle Externo Contemporâneo “tem o traço duradouro e sólido da união; tem compromisso com a retomada do desenvolvimento do Brasil e um olhar fixado na efetividade das políticas públicas”.

Para o presidente do IRB, Ivan Bonilha, é um modelo que homenageia o “debate entre instituições e que possibilitará uma integração inédita entre os agentes do controle”.

Ascom Atricon (Ridismar Moraes), em 16 de agosto de 2019.

Skip to content