II SINED – Simpósio Nacional de Educação

Confira aqui todas as notícias, fotos e boletins de rádio do evento

Simpósio, realizado em Porto Alegre, teve o apoio do CNPTC

O Segundo Simpósio Nacional de Educação – SINED reuniu em porto alegre representantes de 31 Tribunais de Contas do país, além de agentes públicos, sociedade e demais atores da área educacional para, juntos, discutir questões como a implementação do plano nacional de educação (PNE), as dificuldades em relação ao financiamento e a importância do planejamento para melhorar a qualidade da educação.

Ao todo foram 38 palestrantes, 8 painéis, 6 oficinas e mais de quinhentos participantes.

As discussões foram transmitidas ao vivo por meio do canal do comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) no YouTube e houve tradução simultânea em linguagem de sinais.

O evento foi realizado pelo TCE do Rio Grande do Sul e o CTE-IRB, em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e teve, ainda, o apoio de quatorze instituições e associações, entre elas o CNPTC.

Para o secretário executivo do conselho, Severiano Costandrade (TCE/TO), as discussões foram positivas. Ele ressaltou a importância da união das instituições pela causa da educação. “Um brilhante evento em prol do fortalecimento da educação brasileira. Somente assim, por meio da troca de experiências, de propostas, de informações é que vamos melhorar os índices aqui apresentados e discutidos.”

O coordenador do CTE-IRB, conselheiro do TCE/RS, Cezar Miola explica que essa mobilização é necessária. “É significante que 31 dos 33 Tribunais de Contas tenham participado ativamente das atividades, seja nas plenárias, seja nas oficinas temáticas. De outro lado, é fundamental a mobilização da sociedade, dos atores da sociedade civil, dos conselhos de educação, dos gestores, que são aqueles que têm a grande responsabilidade de dar concretude aos princípios e garantias constitucionais que tratam da matéria, sempre tencionados com as demandas da sociedade e a limitação de recursos. Por isso tão importante termos falado sobre financiamento e sobre o FUNDEB.”

Veja aqui a galeria de fotos.

Clique aqui para acessar a rádio web do TCE/RS e conferir os boletins sobre o II Sined.

Clique nos títulos abaixo para acessar as notícias do evento:

Abertura do II Sined reúne especialistas em Educação

A educação do Brasil em debate no II SINED 

Tribunais de Contas apresentam ações para a Educação durante 2° Sined

Oficina do II Sined debate desafios da educação pública

2º Sined debate políticas educacionais e governança multinível

Gois: Educação tem impacto direto em saúde e segurança

Oficina de monitoramento do PNE dá início ao 2º dia do Simpósio Nacional de Educação

Financiamento da educação é tema de debate no II Sined

II Sined discute monitoramento dos Planos de Educação

Especialistas apresentam propostas para melhores resultados em sala de aula

Skip to content