Metodologia, Sistema e Painel de Quantificação de Benefícios são temas do último dia do curso de capacitação no Rio

Com aulas sobre Metodologia, Sistema e Painel de Quantificação de Benefícios, terminou, no último dia 06/09, o curso de capacitação sobre o Programa de Quantificação de Benefícios promovido pelo TCMRio e pela Atricon, com apoio do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), no Rio de Janeiro. Mais de 200 pessoas, entre presidentes, conselheiros, conselheiros-substitutos, procuradores do MP de Contas, auditores e técnicos de tribunais de contas de todo o Brasil, compareceram ao Hotel Windsor Barra, nos três dias de curso.

“Agradeço a todos os entes associativos que nos deram apoio para a realização desse evento: Atricon, ABRACOM, IRB, ASUR e todos que contribuíram para o êxito do curso”, disse o presidente do CNPTC e do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, ressaltando, ainda, a importância da reunião de todas as entidades que integram o Sistema Tribunais de Contas. “Esse encontro foi um sucesso, com a presença, aqui no Rio, de todos os tribunais do Brasil. É importante para que se possa concretizar a unificação do sistema de quantificação de benefícios com a participação de todos os tribunais. Vamos poder apresentar para o Brasil números relativos àquilo que é mensurável quanto aos benefícios para a população, e defender a importância do nosso Sistema com dados auditáveis”.

Para o auditor Leo Richter, assessor da Atricon e um dos organizadores da capacitação, o curso é o resultado da mobilização junto aos Tribunais. “Reunimos representantes de órgãos de controle de todo o país, o que demonstra a relevância estratégica de identificar e mapear os resultados dos benefícios gerados a partir de uma metodologia única”, afirmou.

Um dos organizadores do curso e secretário-geral do Controle Externo do TCMRio, Fabio Furtado, afirmou que as aulas vão ajudar a disseminar a boa prática do TCMRio, certificada pela Atricon, sobre a quantificação de benefícios gerados pelos TCs. Ele ressalta que foram abordados aspectos relacionados à construção da metodologia, bem como sobre o desenvolvimento do sistema.

ÚLTIMO DIA

As aulas do último dia de curso foram ministradas por Fábio Tessinari e Mário Bisneto, coordenador e subcoordenador de Atividades Especiais, Projetos e Inovação, respectivamente, e Carlos Fernando das Chagas, Secretário de Tecnologia da Informação, todos do TCMRio.

A metodologia e as funcionalidades do sistema de quantificação de benefícios foram minuciosamente explicadas por Mário Bisneto, a exemplo das regras específicas para os benefícios quantitativos financeiros. Segundo Bisneto, o regramento é essencial para a realização do cálculo do benefício. “Mostraremos aos participantes a metodologia de cálculo dos benefícios quantitativos financeiros e o prazo a considerar, para, a partir daí, mensurá-los. Quando se apresentarem benefícios quantitativos, a sociedade vai se interessar pelo trabalho do Tribunal e constatar a sua importância”. A distinção e o esclarecimento sobre os conceitos de benefícios qualitativos e quantitativos fizeram parte do conteúdo da aula.

O Secretário de Tecnologia da Informação destacou a importância da quantificação de benefícios.  “O objetivo é gerar benefícios para a sociedade; esta é a razão de ser do programa. A STI vem dar suporte a todo o programa”. O subcoordenador de Sistemas Corporativos e Portais, Paulo Fernando Gonçalves Pires, e o coordenador de Soluções para o Controle Externo, Leonardo Reis, fizeram, ontem (05/09), uma apresentação mais técnica sobre a arquitetura de desenvolvimento do sistema, detalhando suas especificidades. Também integraram a equipe da STI, o coordenador de Informações Estratégicas e Gerenciais, Fábio Scotto, e o subcoordenador de Integração, Manipulação e Tratamento de Informações, Matheus Scanavachi Belentani.

Fábio Tessinari apresentou painel que ajuda na tomada de decisões estratégicas

A apresentação do Painel Gerencial de Quantificação de Benefícios, desenvolvido pela STI, atraiu a atenção dos participantes por suas características inovadoras. É uma ferramenta que apresenta todos os estágios e evolução dos benefícios e sua tipologia, se qualitativo ou quantitativo, por função de governo, com inúmeros filtros de consulta e funcionalidades de gerenciamento, incluindo a geração de relatórios. Destaca-se ainda pela relevância para a tomada de decisões estratégicas. “Se constatado, por meio do painel, que existem muitos benefícios em potencial e poucos benefícios efetivos, por exemplo, tem-se um dado importante para a tomada de decisão estratégica a fim de efetivar esses benefícios”, concluiu Tessinari, encerrando a apresentação do painel e as atividades do dia, com agradecimentos especiais a todos os presentes e àqueles que contribuíram para a realização do curso de capacitação.

Skip to content