Nova diretoria do CNPTC é empossada durante cerimônia conjunta em Brasília


Conselheiro Joaquim de Castro (TCMGO) será o presidente do Conselho no biênio 2020/2021

O presidente do TCMGO, conselheiro Joaquim de Castro, tomou posse no cargo de presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (6.2.20), em Brasília. Assumiram também na diretoria do CNPTC, o conselheiro Severiano Costandrade (TCE-TO), no cargo de vice-presidente, e o conselheiro Adircélio de Moraes (TCE-SC), como secretário-geral. O mandato é para o biênio 2020/2021.

Os presidentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (TCE-PB), do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Ivan Lelis Bonilha (TCE-RS), e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM), conselheiro Thiers Vianna Montebello (TCM-RJ), também foram empossados.

Com a presença do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, o conselheiro Joaquim de Castro iniciou o seu discurso de posse reafirmando a confiança dispensada ao Congresso Nacional, e especialmente a Alcolumbre, no encaminhamento dos projetos de fortalecimento do Controle Externo. O senador destacou o compromisso com os Tribunais de Contas. “Podem contar comigo no Senado, na parceria com os Tribunais que têm feito um excelente trabalho em defesa da sociedade”.

Na sua fala, Castro também agradeceu os apoios. “Agradeço o apoio dos presidentes dos tribunais de contas e das lideranças de nossas instituições representativas, no processo que me conduziu a esse digno e honroso cargo de presidente do Conselho”. Ele concluiu ressaltando os desafios: “No CNPTC, me apresento com a vontade e a disposição de somar ao esforço pela busca e prática das ações de fortalecimento do Controle Externo”.

Participaram ainda da mesa solene a vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministra Ana Arraes, o presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (AUDICON), Marcos Bemquerer Costa, o presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCOM), Stephenson Oliveira Victer, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e o diretor de Administração e Finanças do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional), Eduardo Diogo.

Skip to content