Presidente do CNPTC debate Educação em evento dos Tribunais de Contas do Pará

O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), Luiz Antonio Guaraná, participou, nesta quinta-feira, dia 03 de agosto, da mesa de abertura do 1° Fórum “A Construção de uma Agenda Comum pela Educação do Pará”, que está sendo promovido pelos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios do Pará até amanhã, dia 04, em Belém. O evento reúne autoridades do Executivo e Legislativo estaduais e municipais, agentes públicos da Secretaria Estadual de Educação, dos conselhos municipais e conselheiros dos tribunais de contas.

Diante de plateia lotada, Guaraná saudou todos os presentes e ressaltou a importância do tema do seminário — a Educação —, que, segundo ele, “é a mais importante das políticas públicas”. O presidente do CNPTC esteve acompanhado de outros dois conselheiros do TCMRio, Thiago Kwiatkowski Ribeiro e David Carlos Pereira Neto (ambos na foto abaixo, ao lado do presidente Guaraná).

Com sua experiência de homem público há mais de 30 anos, Guaraná conhece de perto a realidade da rede pública de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Ao assumir a presidência do TCMRio, em 2021, uma de suas prioridades foi a de colaborar para o aprimoramento da Educação. O presidente do CNPTC também exaltou o programa de distribuição de verbas entre os municípios e defendeu a importância do diálogo com as secretarias estaduais de educação.

Luiz Antonio Guaraná citou dados que ratificam a sua defesa pelo aprimoramento da gestão educacional. Afirmou que, em 10 anos, o gasto com educação no município do Rio de Janeiro saltou de R$ 2,8 bilhões para R$ 6 bilhões. O número de professores e de escolas aumentou 10%, os professores tiveram aumento real de 70% em seus salários e mesmo a infraestrutura das escolas melhorou. “No entanto, o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB), cujas metas sempre foram batidas na rede municipal do Rio de Janeiro, passou lá para trás. No TCMRio começamos a estudar as melhores práticas de gestão e de que forma é possível influenciar positivamente no resultado do aprendizado”, concluiu.

Ao encerrar sua participação na abertura do evento, Guaraná conclui dizendo que “como presidente do CNPTC, estou hoje aqui para prestigiar o evento, mas como presidente do TCMRio, estou aqui para aprender, pois a Educação é um tema que trago dentro do coração”, finalizou.

Skip to content