Presidente do CNPTC prestigia posses da Atricon e do IRB, em Brasília

O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), e do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), Luiz Antonio Guaraná, participou nesta terça-feira, 20/02, em Brasília, das cerimônias de posse das novas diretorias da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB). Ele esteve acompanhado pelo vice-presidente do TCMRio, Thiago Kwiatkowski Ribeiro, e pelo ex-presidente do TCMRio e presidente eleito da Abracom, Thiers Montebello, também assistiram às solenidades.

O conselheiro Edilson de Sousa Silva (TCE-RO) assumiu a presidência da Atricon em substituição ao conselheiro Cezar Miola (TCE-RS). A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), mesmo local onde amanhã (21/02) será empossada a nova diretoria da entidade. O novo presidente da Atricon disse que “o momento exige muita reflexão, é preciso olhar para os desafios e as transformações em curso no mundo, já vivemos a quarta revolução tecnológica com a chegada da inteligência artificial”, ressaltou Edilson Silva.

Edilson de Sousa Silva agradeceu aos que o acompanharam em sua trajetória profissional, em especial à família

Ao se despedir da presidência da Atricon, Cezar Miola (na foto do alto, à esquerda do presidente Guaraná) agradeceu a todos que trabalharam com ele. “Com profunda gratidão pelo apoio e pelas diferentes formas de contribuição, deixo a linha de frente, mas sigo na caminhada em prol de uma gestão pública eficiente em benefício da sociedade”.

Já o Instituto Rui Barbosa (IRB) realizou a solenidade de posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da entidade. O resultado das eleições foi homologado no dia 1º de dezembro de 2023, durante o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), em Fortaleza-CE. O conselheiro Edilberto Pontes Lima foi reconduzido à presidência do instituto, e a conselheira e controladora do TCE do Amapá, Maria Elizabeth Picanço, foi empossada como titular no conselho fiscal do IRB para o biênio 2024/2025.

As cerimônias foram prestigiadas pelos presidentes dos Tribunais de Contas da União (TCU), Ministro Bruno Dantas; e de Angola, Juiz Conselheiro Sebastião Gunza; além de diversos presidentes das entidades representativas do Sistema Tribunais de Contas do Brasil, por membros dos Poderes Executivo e Legislativo Federal, Ministério Público de Contas, das entidades civis e de classes organizadas e familiares dos empossados.

Skip to content